terça-feira, 29 de junho de 2010

ENTREVISTA COM A PIANISTA VALDILICE DE CARVALHO

No dia 1 de maio último, o CD EM TEMPO DE VALSA, da pianista Valdilice de Carvalho, foi lançado no Centro Cultural São Paulo, em um recital com algumas das valsas, às 18 horas, na Sala Adoniram Barbosa. O evento, que se somou às comemorações dos 63 anos da Biblioteca Braille, do mesmo Centro Cultural, teve um público animado e foi seguido de um coquetel.

Note-se que familiares de alguns dos compositores gravados no CD estiveram presentes, e quatro compareceram pessoalmente. Entre esses, dois compositores consagrados: Almeida Prado e Sérgio Vasconcellos-Correa.

Aproveitamos o ensejo para conversar brevemente com Valdilice sobre sua carreira e seus projetos, iniciando uma série de entrevistas com intérpretes destacados que enfocaram em seu trabalho as Mulheres Compositoras. Valdilice, em 1991, foi a primeira pianista que se interessou por conhecer as obras indicadas em meu livro Mulheres Compositoras – Elenco e Repertório, lançado em 1987. E desde então as tem apresentado no Brasil e no exterior.

N – Antes de começar a tocar especificamente obras de Mulheres Compositoras, o que você pensava sobre o assunto?

V – O repertório diversificado sempre me interessou. Em 1973 fiz recitais com compositores nórdicos – dinamarqueses e suecos, que são pouco conhecidos entre nós. Em 1991, quando tive a possibilidade de conhecer as obras de Mulheres Compositoras, escolhi as músicas pela qualidade que apresentavam, e estudei o que fosse mais viável e interessante para mim.

N – Como foi a receptividade do público, quando você começou a tocar metade do repertório de seus recitais com obras de Mulheres Compositoras? No Brasil e no Exterior?

V – As Mulheres Compositoras foram apresentadas na Holanda, Suíça e Itália. O público europeu é mais reservado que o nosso, mas de um modo geral houve interesse. Gosto de apresentar as Mulheres Compositoras entre obras masculinas, de autores consagrados ou não, pois não quero rótulos.

N – Qual a compositora brasileira mais aplaudida?

V – Najla Jabor.

N - Quais as diferenças entre as compositoras brasileiras e estrangeiras?

V – De um modo geral, o repertório escrito por mulheres, do ponto de vista da execução, apresenta uma comodidade maior que o repertório masculino, pela conformação das mãos, que são menores. O repertório masculino apresenta quase sempre essa dificuldade. Quando faço um novo repertório, escolho músicas com as quais sinto afinidade e vejo valor musical. Acho que é uma questão de se apaixonar por cada música escolhida.

N – Você toca música contemporânea?

V – Não tenho nada contra, mas toco no máximo Gilberto Mendes e Almeida Prado. Não sou fechada a essa linguagem, mas ainda não a adotei.

N - Como você escolhe o que vai tocar?

V – Às vezes, o autor vem ao meu encontro. Acontece, como aconteceu com as obras da compositora cubana Cecília Arizti. As Mulheres Compositoras constituem uma das facetas do meu repertório. Acho que inseridas num universo maior, é mais viável que se tornem conhecidas.

COMPOSITORAS GRAVADAS EM CD POR VALDILICE DE CARVALHO
Páginas brasileiras 2004

Dos 16 autores gravados, 5 são mulheres: Clarisse Leite, com Marquesa de Santos, minueto (1973); Sandra Abrão, com Sugestão nativa (1980); Maria Aparecida Côrtes Macedo, com Carissima, mazurca(1981); Norzinha Pierri Martins, com Improviso nr 1 (1985) e Najla Jabor, com Jongo (1952).

Viagem 2006

Dos 19 autores gravados, de Cuba, Espanha, Brasil e Portugal, 2 são mulheres: a brasileira Emilia De Benedictis (com a música Viagem, que dá nome ao CD) e a portuguesa Emilia Resende, com Paisagem op.2 nr. 1.

Estes CDs, bem como os outros CDs de Valdilice (Luis e Alexandre Levy e Valsas Brasileiras) podem ser encontrados também na Livraria Cultura, Livraria da Vila, Revista Concerto e Sala São Paulo.

Nilcéia C. S. Baroncelli

Um comentário:

Unknown disse...

Nilcéia
estive verificando no seu blog para ver se vc fez o apelo para encontrar a filha da compositora Babi de Oliveira, ou algum parente com quem eu possa entrar em contato. Acho que ainda não foi possível. Em todo caso continuo aguardando na esperança de poder ter uma resposta favorável.
Abraço
Vania Alvim
Uberlândia/MG