quinta-feira, 15 de julho de 2010

ROBERT E CLARA, ATRAVÉS DE SEU CANTO

Um momento de rara leveza e encanto, nestes tempos em que a poesia parece não encontrar mais um espaço próprio no gosto do público. Um recital de canto e piano, com obras de Robert Schumann, homenageado em seu segundo centenário de nascimento. E com obras de Clara Schumann, sua talentosa e brilhante companheira, da qual raras vezes a obra vocal é mencionada.

Angela Diel, mezzo-soprano, radicada em Porto Alegre, e Liliane Kuns, pianista de São Paulo, apresentaram canções de ambos, no Auditório do MASP, dia 13 de julho p.p., às 12 h 30min.

Quando falei em poesia, me referi à forma literária, mas também ao elemento Poesia que, invisível e impalpável, se realiza nas obras de arte, tanto mais quanto mais bem realizada cada obra. Nesta apresentação, peças poéticas e musicais escritas há mais de 150 anos, e dentro de uma estética que, ainda forte em nosso imaginário, já não é aquela em que criamos agora, foram capazes de nos comover e nos levar a um outro tempo, uma outra dimensão.

As intérpretes se colocaram à altura do desafio e nos convenceram plenamente. As músicas, como ressaltou Angela Diel, apresentando as obras, seguem de perto o pensamento de cada poeta, e estes, no caso, são figuras importantes, que estabeleceram a fisionomia do romantismo alemão e inspiraram seguidores desta escola no mundo todo.

Mas o que me faz trazer a este blog tão específico os comentários sobre este evento é o fato de Clara estar colocada ao lado de Robert, de ter sido apresentada ao público com tanto respeito, de ter suas obras interpretadas com igual empenho e qualidade. Angela e Liliane juntaram no palco dois seres que se amavam em vida, e mostraram amar a ambos, através de sua música. Como ambos amavam a Música, como Arte. E como elas, para realizar o recital neste elevado patamar, com certeza também amam.

Nilcéia C. S. Baroncelli

OBS. O mesmo programa será apresentado por elas no Teatro SESI de São Bernardo do Campo, dia 17 próximo, às 20 hs.

Nenhum comentário: