sexta-feira, 27 de maio de 2011

CANTE COM RENÉE SIZUDO

CANTE COMIGO – LETRAS, PARTITURAS E TROVAS é uma encantadora produção infantil da compositora Renée Fonna Sizudo.

Trata-se de um livro com lindas peças infantis, das quais a maior parte das músicas e poemas são criados pela própria Renée, e entre essas criações, adaptações de trechos de ópera: O mio babbino caro, de Giacomo Puccini; Habanera, da ópera Carmen de G. Bizet; o tema do Coral da Nona Sinfonia de Beethoven e ainda a canção napolitana O sole mio, de E. di Capua. A estas peças consagradas, Renée adaptou letras infantis.

As próprias criações da autora guardam muito da simplicidade necessária às crianças e percorrem uma temática pertinente à faixa da pré-escola (Educação Infantil). O CD, muito bem gravado, tem a própria autora cantando e acompanhando-se ao piano, em uma tessitura adequada a vozes infantis.

Renée Sizudo retoma neste trabalho uma linha que foi sendo deixada a partir dos anos setenta. Mas, desde a década de trinta, grandes mestres da música dedicaram obras ao repertório infantil brasileiro, como Savino De Benedictis, Fabiano Lozano, João Batista Julião, Dinah Menezes e o próprio Villa-Lobos, entre outros, que produziram obras infantis para uso escolar.

Agora, que o ensino da música volta às escolas, esta é uma ótima sugestão, pois a gravação – possível sem restrições, nos dias de hoje – é uma ferramenta importantíssima, já que nem sempre os professores têm formação que permita a leitura das notas, nem instrumentos para leitura e acompanhamento musical. Musicalmente, Renée acertou em tudo. Mas há um “extra” neste livro: as lindas ilustrações, dela mesma, de sua filha Renée (Satomi) e das irmãs Íris e Zenaide.

CANTE COMIGO - LETRAS, PARTITURAS E TROVAS é um livro de 64 páginas, 18 ilustrações a cores e 2 a bico-de-pena, 30 canções da própria Renée, as 5 adaptações, e as 35 linhas melódicas. Foi editado pela EDICON em 2010 e pode ser encontrado na Livraria da Vila da Av. Moema. F. 5052-3540

Nenhum comentário: