terça-feira, 20 de julho de 2010

FRANCISCA BUTLER – Uma compositora sacra contemporânea

A suavidade de seus sons, eu já conhecia. Eles vêm da memória, dos tempos de infância, em que eu morava junto à Igreja de Santo Antonio, na cidade de Cambé, Paraná, onde nasci. Primeiro minha casa era ao lado da igreja, em frente à porta lateral; e nos últimos três anos em que vivemos lá, era quase em frente à porta principal.

Por isso recordo as músicas, que hoje sei que são de autoria de Francisca Butler, envoltas na lembrança do jardim que circundava a igreja, das lâmpadas quase mortiças, e do movimento de pessoas que iam à igreja, ou simplesmente passeavam nas aléias ou nos caramanchões, onde o perfume das flores se misturava, nas noites de “reza”, ao perfume do incenso e ao canto da comunidade, respeitosa e compungida.

Só quando comecei a trabalhar na Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, em 1978, é que tomei conhecimento das partituras (Confio em Ti, Hino ao Sagrado Coração de Jesus, Jesus num berço de palha, A Santa Face e Ao Santíssimo Sacramento) e das letras que eu havia decorado, de tanto ouvir e de tanto cantar, também. Pois embora não fizesse parte da prática religiosa de minha família ir à reza, eu às vezes ia, e gostava de ver a cerimônia religiosa, ministrada pelo Pe. Symphoriano, alemão que se dedicava à salvação das almas dos cidadãos e cidadãs. E que, como pude testemunhar algumas vezes, mandava para casa as beatas mais fervorosamente empenhadas em se reunir à porta da igreja para falar mal da vida alheia...

Ao escrever o livro Mulheres Compositoras, tentei achar Francisca Butler, que, aliás, colocava endereço e telefone no rodapé das partituras. Como eu desconfiava, ela já não vivia. Mas consegui algum contato com seus familiares e, embora o verbete tenha ficado um pouco pobre, ela não foi esquecida.

Muitos anos depois, trabalhando no Teatro Municipal, fiquei sabendo por Maria José da Silveira, cantora do Coral Lírico, mais algumas coisas sobre Francisca. Ela foi a primeira aluna a se matricular no Colégio Santa Inês, da Congregação Salesiana, e era de origem irlandesa – o que explica seu fervoroso catolicismo. O pai, engenheiro, veio para São Paulo trabalhar na construção das estações ferroviárias. Por isso sua casa, bem à maneira inglesa, era de tijolos vermelhos, na Rua Helvetia.

Francisca estudou e diplomou-se em 1919 no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, e lá se dedicou a lecionar piano, permanecendo no corpo docente durante 52 anos. Ao contrário de todos os outros professores, preferia ensinar Händel em vez de Bach, certamente herança de um ambiente mais anglófilo que germanófilo. E esta é outra raridade em sua biografia.

Um dia, ao sair do trabalho, foi atropelada, hospitalizada e nunca mais se recuperou. Era o ano de 1972. Nesse ano, ela não chegou a completar seu aniversário, no mês de dezembro.

E Maria José da Silveira, sua afilhada de batismo, assim descreveu a madrinha: “Uma mulher sempre de preto, com um cinto largo, os cabelos presos atrás. Teria sido freira, se não tivesse que cuidar do pai”.

Posso imaginar o vulto austero, de quem também foi organista da Capela do Sagrado Coração de Jesus e da Igreja de São Gabriel. Mas para mim ela é a música que se evola, entre perfumes de jardim e de incenso, nas luzes de uma igreja repleta, onde a comunidade canta: “Eu quisera, Jesus adorado/Teu Sacrário de amor rodear/De almas puras, florinhas mimosas/Perfumando o teu Santo Altar”...

Palavras dela, em música que ela compôs.

9 comentários:

Carmen Maria Moreira disse...

..POIS MINHA LEMBRAÇA DESSA MÚSICA SE ASSEMELHA À DA AUTORA DO TEXTO;EU PEQUENA, NA IGREJA COM MINHA MÃE E ELA CANTANDO COM VOZ EMPOSTADA... HÁ MUITO EU VINHA PROCURANDO A LETRA CERTA E QUEM TERIA FEITO ESSA LINDA MELODIA.
OBRIGADA PELOS DADOS AQUI POSTADOS

Elalie Ligneul disse...

Sempre gostei deste cântico. Quando se lembram de cantá-lo nas nossas igrejas, fico contente. Tenho 85 anos e aprendo violão. Vez por outra me lembro de melodias que posso tocar... Justamente, encontrei uma partitura desta música e pude recuperar algumas notas que me escapavam... Fiquei curiosa de saber quem compôs a música. E vi seu resumo. Agradeço-lhe pelo que pude saber da compositora e professora de música em detalhes tão interessantes sobre sua personalidade e preferência por Händel. Não me esquecerei de seu nome: Francisca Butler.
Eulalie Ligneul

Anônimo disse...

MUITO GRATO, DE CORAÇÃO, PELA SUA BELÍSSIMA PESQUISA!!!
ABRAÇO E ORAÇÕES.

URBANO MEDEIROS - MAESTRO E MINAS GERAIS

Unknown disse...

Também me recordei de minha mãe cantando esta linda canção de amor à Jesus Sacramentado. Muito obrigada.

Luís Augusto disse...

Olá.
Sou de Teresina-PI.
Cheguei ao seu blog ao procurar o nome Francisca Butler no Google. Soube dela num vídeo do Youtube, cujo áudio é a canção "Eu quisera", que só vim conhecer há algumas semanas.
Dela é a letra e a melodia?
Aqui em Teresina eu conheci outra canção com a mesma melodia. Penso que deve ter surgido depois. É aquela cujo refrão diz: "Cristo amigo, tu és minha vida, és a força e a razão do meu ser..."
Saudações.
Obrigado pelas informações.

Unknown disse...

EU QUISERA, Maria do Rosario (de Adoração)
Tom original = E (violão)


E A E A F#m
1.Eu quisera / Jesus adorado,
B B7 E B7
Teu sacrário / de amor rodear
E C#7 F#m Am
De almas puras / florinhas mimosas,
E –C#m - F#m-B7 - E B7
Perfumando teu San.to Altar.

E C#m F#m F#m7
2.O desejo / de ver-te adorado,
B7 F#m- B7 - E Bm-E7
Tanto invade / o meu coração,
- E7 A A#° G#m C#m
Que eu quisera / estar noite e dia
F#m B7 E B7
A teus pés em humilde oração.

A E A F#m
3.Pelas almas / as mais pecadoras
B B7 E B7
Eu te peço / Jesus o perdão
E C#7 F#m Am
Dá-lhes todo / o amor e carinho,
E–C#m - F#m-B7- E B7
Todo o afeto do teu coração.

A E A F#m
4.E se um dia / meu Jesus amado,
B B7 E B7
Meu desejo / se realizar,
E C#7 F#m Am
Hei de amar-te / por todos aqueles
E – C#m - F#m-B7- E B7
Que Jesus não te querem amar.



JOSÉ PEREIRA DE SOUZA disse...

*Hoje me pediram para cifrar o canto de adoração ao Santíssimo, EU QUISERA, (escolhi na doce voz da Maria do Rosario), o que fiz com muita emoção porque, primeiro conheço esse canto desde quando eu era criança e ouvia minha mãe canta-lio (esse e outros mais), quando trabalhava. Depois ouvia muito também na igreja, dos 6 aos 10 anos (quando eu fui para o seminario), porque todos os dias eu ia na missa das 6hs e na Adoração e Benção do Santíssimo, à noite, com meus pais. Depois no Seminário cantávamos muito esse canto. Ele é muito lindo, profundo, mimoso, suave, cheio de amor a Jesus....Compartilho com vocês a letra cifrada acima

Lucas Meraki disse...

Olá Luis, "Cristo amigo" é uma cópia da musica eu quisera. Um evangélico chamado Jadiel Barbosa fez ela em cima da melodia de eu quisera e em 1995 lançou em seu CD (Canções de Ouro, vol 1) dizendo que era dele. Algum irmão católico fez alteraçoes na letra evangélica e ela ficou como é hoje.

Mas essa é a musica verdadeira, sinto pelo padre Marcelo não ter conhecido "eu quisera" antes de "Cristo amigo".

fatimavsantiago@yahoo.com.br disse...

Olá! Muito linda essa canção! Fico feliz com as informações sobre a mesma. Quero tirar uma dúvida: ouvi dizer que a letra é inspirada em orações de Santa Teresinha! Tem fundamento essa informação? Agradeço se puder me esclarecer essa dúvida! Muito obrigada!