sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MULHERES COMPOSITORAS – Um CD pianístico de primeira classe

Pode parecer vaidade de minha parte. Talvez até seja; mas não vaidade, no mau sentido, senão aquele justo orgulho de quem vê o esforço de muitos, por tanto tempo, ser coroado. Talvez não seja o primeiro CD brasileiro com obras de mulheres compositoras. Não é. Nem é a primeira vez que as obras delas – digo, nossas – recebem um tratamento VIP. Mas é a primeira vez que as obras das brasileiras, que não de música popular, recebem, em nosso país, amostragem tão representativa, em um repertório de tanta qualidade.
O lançamento do CD Mulheres Compositoras – França - Brasil (Femmes Compositrices France - Brésil), foi no dia 3 p. p., na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos. A par da notável interpretação, tanto da pianista Sylvia Maltese, que tocou as obras para piano solo, quanto do Duo Tarditi-Maltese, que realizou as peças para quatro mãos, destacou-se o bom senso na escolha e na distribuição das peças.
A música “erudita” predomina no CD, secundada por gêneros similares, como as de salão (ou quase), e as didáticas, de piano a quatro mãos. E, aqui e ali, pontilha a brejeirice do choro: um antigo, da onipresente Chiquinha Gonzaga; um atual, de Silvânia Barros.
Os brasileiros podem se orgulhar: nos ombreamos com as francesas, em muitos aspectos.
Consagradas - ou antigas, mas só agora redescobertas - as compositoras brasileiras e as francesas têm muitos pontos em comum. E não me refiro só à estilística, ou a adesão às escolas vigentes na época em que vivem ou viveram. Mas principalmente ao fato de não encontrarem intérpretes, nem espaço para mostrar suas obras. Apesar da França ter sido um pólo cultural por tanto tempo, as francesas nem sempre ocuparam o merecido lugar de destaque. Talvez com exceção de uma ou outra, como Lili Boulanger (1893-1918), internacionalmente reconhecida como gênio.
O piano é o instrumento mais valorizado no mundo ocidental, e com certeza o que mais repertório possui. Todavia, é o que mais sofre com a síndrome de uma doença do gosto musical, a compulsão de repetição, como apontam inúmeros estudiosos. O público, sugestionável, é o mais manipulado pela mídia. Os professores em geral são conservadores. E os talentos musicais interpretativos raramente são estimulados ao saudável exercício de procurar novos caminhos e experimentar novas linguagens. Além disso, uma censura manifestada pela sociedade e dissimulada em indiferença, poda as iniciativas nesse sentido. Em verdade, esconde a incapacidade de adaptar os ouvidos a novas linguagens ou a obras, de linguagem tradicional, que não as já consagradas.
Portanto, tenho certeza de que todos os que ousam procurar novos caminhos, como estas duas ótimas pianistas, são mais competentes que a média. E que todos que as ouvirem com atenção e buscarem compreender as músicas deste CD, estão igualmente em um patamar superior de sensibilidade, usufruindo plenamente a capacidade de avaliar o “novo”, mesmo que seja um “novo” de 100 anos, que ainda não foi gravado...

MULHERES COMPOSITORAS FRANÇA – BRASIL (Femmes Compositrices France – Brésil)
Sylvia Maltese, piano solo
Duo Tarditi-Maltese (Paola Tarditi e Sylvia Maltese), piano a quatro mãos

Disponível para aquisição na Livraria Cultura e através da Revista Concerto

4 comentários:

mseliana disse...

Concordo plenamente com você, Nilcéia! Pois tive o prazer de assistir ao lindíssimo recital de lançamento deste incrível CD e
recomendo a todos. As músicas
são deliciosas e as interpretações
são impecáveis. E o meu CD, além de tudo, está autografado pelas
pianistas...!
Eliana Monteiro da Silva

Karininha disse...

Estou pesquisando nomes e músicas de compositoras mulheres de musica popular.
Só estou me atendo às mais conhecidas, contudo adoraria me aprofundar nesta história da musica brasileira. Teria alguma dica?

agradeço, e inclusive parabenizo-a pelo blog!!!

abraço

Karina

Nilcéia C. S. Baroncelli disse...

Karina, ouvi você cantando e gostei muito. Estamos precisando resgatar o intimismo que você revela em sua voz e interpretação. Num primeiro momento, posso sugerir que você procure Sueli Costa e Fátima Guedes, bem como uma letrista notável que já foi musicada por muitas compositoras e compositoras, a Ana Terra.
Estamos em pleno boom de compositoras, de modo que fica difícil ouvir todas e estabelecer parâmetros, como eu gosto de fazer: com muita atenção e cuidado. Estou inventariando meu material, que é muito extenso, pois trabalho há 34 anos com este assunto. Vou pensar bem, investigar e entrar novamente em contato com você.
Se quiser, escreva para o meu email compositoras.mulheres@gmail.com.

Silvaniamor disse...

Nilcéia querida,

Logo que você postou este texto sobre o CD das Mulheres Compositoras fiquei maravilhada, mas, somente agora, estou comentando.
O seu texto é brilhante e, você, além de musicista, compositora, pesquisadora é uma grande jornalista e fabulosa mulher!
Foi um imenso prazer conhecê-la no dia do lançamento do CD.
Agradeço-lhe por tão gentil referência ao meu Choro Serelepe! Obrigada!
Meus sinceros parabéns e, por favor, continue nos presenteando com essa sua habilidade e sensibilidade artística, divulgando, incentivando, principalmente trabalhos culturais de alto nível como este e mostrando ao mundo as nossas Mulheres Compositoras, as grandes pianistas tanto as brasileiras, quanto as internacionais, como é o caso deste CD da nossa amada intérprete Sylvia Maltese e do Duo Tarditi-Maltese, jóias preciosas da música erudita para piano!

Silvânia Barros.

Gostaria de registrar aqui para a Karina que componho, além de peças eruditas, músicas de MPB também.
Deixarei o meu e-mail, pois se ela tiver interessada pode me escrever. Claro, se você me permitir...
silvaniabarros@gmail.com

Grande abraço!