sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O PIANO DE CHIQUINHA GONZAGA

Muitos anos atrás, o piano de Chiquinha Gonzaga estava na casa de uma sua descendente, Dona Alzira, em São Paulo. É o mesmo instrumento em que a compositora aparece, já idosa, numa conhecida foto.
Quando mudei para São Paulo, meu tio Donato, falecido há muitos anos, conhecia esta senhora. E me levou à sua residência para conhecê-la, com a finalidade de criar um círculo de amigos para mim.
Logo que chegamos, ela nos contou que o piano tinha sido da Maestrina, sua antepassada, e perguntou se eu conhecia sua obra. Ficou desapontada quando eu disse que não...
Dona Alzira, viúva, tinha dois filhos, um com cerca de vinte anos, o outro ainda adolescente. E nós três nos entendemos muito bem. Em torno do piano que havia sido de Chiquinha, improvisamos um sarau: o filho mais velho tocava guitarra, o mais novo – que tocava de ouvido – ou fazia duo comigo no piano, ou cantávamos... Tudo entremeado de muita alegria e surpresas, sobretudo quando inventávamos juntos alguma música, ou parodiávamos algum sucesso da época.
Novata na cidade, eu não sabia direito onde estava, e até hoje não sei ao certo qual era a localização do prédio. Os fragmentos de memória que consigo reunir me levam ao Edifício Sérgio, na esquina da Avenida Brigadeiro Luís Antonio com a Rua Humaitá, mas não tenho certeza.
Na época, prometi voltar para nos divertirmos mais um pouco. Mas, em seguida, meu tio ficou fora da cidade por algum tempo, e eu não sabia chegar ao apartamento de Dona Alzira. E logo depois as aulas na Faculdade começaram. A vida me levou para outro lado.
Uns dez anos depois daquela visita, ou um pouco mais, li nos jornais que o piano de Chiquinha Gonzaga estava à venda porque Dona Alzira ia se mudar para os Estados Unidos, acompanhando um dos filhos. E eu nunca soube o destino daquele piano...
Mas sempre mantive uma certa tristeza, por ter dito (com sinceridade) a eles que não conhecia nenhuma obra da Chiquinha. Na verdade, eu conhecia, sim; mas só descobri mais tarde.
Quando estava escrevendo o livro Mulheres Compositoras, encontrei na antologia Juvenília, dos Salesianos, a linha melódica e a letra da linda canção Luar na serra, de Chiquinha Gonzaga.
Luar na serra era uma das músicas que cantavam para eu dormir, quando era pequena.

2 comentários:

Eliana Monteiro da Silva disse...

Que lindo Nilceia!! Obrigada por tanta poesia... Beijos!

Anônimo disse...

Oi Nilcéia, onde será que stá o piano de Chiquinha Gonzaga?