quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LE LAC DE COME - AFINAL, O QUE É?

Foi um grande, ou melhor, um enorme sucesso de público, a peça pianística Le Lac de Come, obrigatória para estudantes de piano, do ponto de vista dos ouvintes, embora contra a vontade de muitos professores. Mas não se sabe quanto tempo durou esse sucesso, uma vez que não se sabe a data da primeira edição e, ao que parece, também não se sabe quem foi a famosa Mme. Galos, que assina a composição.

Seria francesa, ou que nacionalidade teria esta pessoa, que dedica uma obra a um acidente geográfico, um lago, já famoso por ser o local de nascimento da também famosa Cósima, filha de Franz Liszt e de Marie d’Agoult?

Os que defendem a nacionalidade francesa da compositora se baseiam no título em francês e nas características da obra, que tem como subtítulo “Noturno”.

Mas temos outras características a observar, tanto extrínsecas quanto intrínsecas à obra. Primeiro, a cidade de Como pertence à Itália e, sendo muito antiga, foi berço de Plínio, O Moço, sobrinho do historiador, também Plínio, conhecido como O Velho. A descrição da erupção do Vesúvio, que soterrou Pompéia, deve-se a ele, que conseguiu escapar. São de Como, também, os papas Clemente XIII e Inocêncio XI, além do físico Alexandre Volta (1745-1827), autor de trabalhos sobre a eletricidade.

A cidade de Como fica às margens do Lago de Como, de 146 km quadrados. Lago e cidade se situam no sopé dos Alpes. Estão, portanto, no Norte da Itália, e perto da divisa com a Suíça.

Segundo, do ponto de vista estritamente musical, que independe do local onde a obra foi composta, a linha melódica se organiza da mesma forma que as canções italianas, mais especificamente as napolitanas. A essa linha melódica a autora justapôs recursos de composição pianística, como oitavas e trêmulos, que dão a impressão de dificuldades técnicas que a música na realidade não tem, e desenhou um baixo em arpejos (em 6/8) que de certa forma disfarçam suas características de cançoneta. Estas, em geral, são em 2/4.

Se tomarmos O sole mio, a mais famosa das canções napolitanas, e lhe dermos o mesmo arranjo, ela fica muito semelhante a Le Lac de Come. E se tocarmos Le Lac de Come em 2/4, sem todo o seu aparato de recursos pianísticos, ela se desveste de Noturno e se mostra como é: uma cançoneta bem italiana.

Esta é a minha opinião pessoal sobre esse grande sucesso de uma compositora. Posso até estar enganada, mas... tirem a prova!

E depois me contem.

15 comentários:

Eliana disse...

Querida Nilceia,
adorei saber sobre esta obra, tão conhecida há alguns anos e pouco tocada hoje em dia. Confesso que nem sabia que tinha sido composta por uma mulher...
Vou ouví-la novamente e recordar minha infância,
obrigada pela lembrança! Sem dúvida não há melhor modo de recordar que ouvindo música italiana!! Beijos!
Eliana Monteiro da Silva

Luciana disse...

Adorei saber a história da música. Será que consigo a partitura desta música na internet?
Agradeço a atenção.

Luciana Pereira Rossi

Eunice Stutz disse...

Muito interessante. Toquei muito essa música na adolescencia e realmente era uma febre. Febre q passou. Outro dia tive vontade de toca-la de novo. Vou procurar a partitura na net pq não tenho mais. Obrigada por nos enriquecer com essas informações.

Unknown disse...

presada nilceia sou tecladista (amador)e gosto de ouvir músicas diferentes e tentar toca-las no teclado.descobri essa melodia por acaso comfesso que me emocionei inclusive com a historia de sua composição com certesa essa músi ca le lac de come, não me escapa vou insistir até tocar o mais proximo possivel do original.abraços

martaperegrino@hotmail.com disse...

Adoro essa música, que minha tia tocava muito ao piano, sempre quis aprender a tocá-la, mas meus comhecimentos de piano se limitam ao mínimo do mínimo, inclusive, não possuia um piano para estudar. Gostei de aprender a historia da música.

Luiz Carlos Sanfelice disse...

Interessante mesmo, como é a vida. Há poucos dias recebi uma mensagem por e-mail contando a história da construção do Castelo de NEUSCHWANSTEIN sendo o fundo musical do documentário uma linda interpretação em piano dessa linda cançoneta italiana "Le Lac de Come" Já sou idoso (77) mas alguma coisa la no fundo de minha mente 'ressuscitou' essa música. Lembrei então que minha tia Alice (grande pianista)a dedilhava, na minha infância. Voltei a ouvi-la agora, por inúmeras vezes. Como gosto demais das interpretações do exímio pianista Enrique Chia e do maestro André Rieu, tentei ver se eles tinham gravado, mas não encontrei. Por outro lado, achei muito oportuno aseus comentários e sua opinião sobre a origem e tempo dessa música e as possibilidades de sua origem. Mais um assunto e mais uma história que enriquece minha velhice.
Obrigado Sra. Nilceia.

Unknown disse...

Amo esta canção. Não sei explicar, mas ela me faz sentir uma saudade que não sei de que. Me emociono muito quando a ouço.Desde criança que está canção mexe comigo.

Sandra Cristina de Carvalho disse...

Amo essa canção, embora eu não recorde onde ouvi pela primeira vez. Essa música é tão popular entre os pianistas e professores de piano que eu, por ter um bom ouvido para clássicos, sei muito bem quando ela é executada bem ou não. Quando garota cheguei a fazer 4 meses de piano clássico com partitura. Mas não consigo ler nada. Tive que abandonar as aulas por razões financeiras. Essa música era muito executada em saraus antigos. E pesquisei sobre a autoria e não fiquei nem um pouco surpresa ao saber que quem a criou foi uma mulher. Se ela era ou não francesa não sei. Mas que tinha muito talento isso é inegável. Acho que fui uma exímia pianista em vidas passadas e que por questões cármicas fiquei impedida de aprender a tocar o piano.o nome Mme. Galos me soa como um pseudônimo. Será? E por que? Italiana? Não estou convencida. Você deve ter conhecimento de técnicas pianísticas para arriscar esse palpite. Que mistério. A música ficou tão popular no mundo da música lírica, clássica, e nem sequer temos certeza de quem tenha sido a autora, ou mesmo autor. Vai que tenha sido um compositor sensível e delicado? A verdade é que ela é uma linda obra e que merece uma execução magnânima.

Sandra Cristina de Carvalho disse...

Amo essa canção, embora eu não recorde onde ouvi pela primeira vez. Essa música é tão popular entre os pianistas e professores de piano que eu, por ter um bom ouvido para clássicos, sei muito bem quando ela é executada bem ou não. Quando garota cheguei a fazer 4 meses de piano clássico com partitura. Mas não consigo ler nada. Tive que abandonar as aulas por razões financeiras. Essa música era muito executada em saraus antigos. E pesquisei sobre a autoria e não fiquei nem um pouco surpresa ao saber que quem a criou foi uma mulher. Se ela era ou não francesa não sei. Mas que tinha muito talento isso é inegável. Acho que fui uma exímia pianista em vidas passadas e que por questões cármicas fiquei impedida de aprender a tocar o piano.O nome Mme. Galos me soa como um pseudônimo. Será? E por que? Italiana? Não estou convencida. Você deve ter conhecimento de técnicas pianísticas para arriscar esse palpite. Que mistério. A música ficou tão popular no mundo da música lírica, clássica, e nem sequer temos certeza de quem tenha sido a autora, ou mesmo autor. Vai que tenha sido um compositor sensível e delicado? A verdade é que ela é uma linda obra e que merece uma execução magnânima.

Unknown disse...

Estava procurando sobre ela agora....me lembro quando entrei aprender a música aos 10 anos, ouvia a minha irmã tocar...e eu sonhava em toca-lá...mas a minha professora na época falava que eu jamais ia conseguir tocar, pois, a minha mão e pequena e não me ensinou. Com 15 anos parei de aprender e nunca mais toquei um piano. Com 34 anos ganhei o meu primeiro piano e essa música p mim, foi questão de honra aprender tocar. Qdo aprendi sozinha e consegui tocar ela inteira, chorei feito criança de tanta emoção...liguei p minha mãe emocionada e falei....mãe consegui tocar Le Lac de Come. Detalhe minha partitura é a original, a mesma que a minha professora não quis me ensinar. Tenho 47 anos agora e me sinto nas nuvens qdo toco essa melodia.
Ela é bem difícil, mas, é tudo para mim.

Unknown disse...

Eu sou absolutamente apaixonado por " Le Lac de Come " ! Lembro-me de te-la ouvido pela primeira vez aos dez anos de idade no Colégio de freiras em que estudava, a melodia foi tocada por aproximadamente uma semana logo em seguida aos sinais sonoros que anunciavam o inicio e o final do recreio e também o término das aulas .Além, é claro , de ter sido esse fato bastante inusitado, e já suficiente para ter chamado minha atenção, a canção era tão linda e me passava um sentimento estanho como se fosse uma espécie de tristeza positiva misturada a uma nostalgia inexplicável semelhante a uma saudade de algo que não havia vivido. Na época eu já era fascinado pelo piano , porém não tinha o instrumento em casa mas já tocava ,de ouvido, um teclado de apenas 2 oitavas. Foi quando perguntei a minha mãe, que havia estudado piano por alguns anos na adolescência, se ela conhecia aquela música. Quando foi me buscar na escola um dia , ouviu a peça e me disse seu nome confessando-me também que havia tocado uma canção italiana em seu primeiro recital e que havia perdido o prêmio de melhor performance para uma colega que havia executado , adivinhem, Le Lac de Come. Anos se passaram , acabei ganhando meu primeiro piano , começando a estudar mais seriamente e enfim implorei a minha então professora que me desse essa partitura. Ela não me pareceu muito animada mas acabou cedendo . Mais alguns anos em cima disso e estou eu aqui tocando Le Lac de Come quase uma vez por semana já há muito tempo e continuo emocionado a cada vez que a executo. Prazer em ter ouvido o relato de vocês e em ter podido compartilhar minha experiência sobre esse bela canção.

ROSAMÁBILE IN CONCERT disse...

Muito bom saber da origem de Le laço de come.Essa música tem uma forte ligação comigo e minha mãe que adorava me ouvir tocar.Foi um prazer receber essas i formações preciosas de uma música que marcou a vida de muitos

Unknown disse...

Eu também tenho lindas lembranças sobre essa musica: estudei em um colégio de freiras em Paranagua-Pr, tinha uma colega de classe Maria Helena, ela tocava piano e exatamente quando tocava essa musica Lê laço de come, eu parava tudo que estava fazendo... era um misto de sentimentos que envolvia o meu ser; pura emoção, eu viajava, me transportando para... assim que terminava a música, voltava a realidade, me sentia outra pessoa, leve, tranquila...eu não sei o que essa musica tem, mas isso acontece comigo sempre que a ouço!

Anônimo disse...

Toco de ouvido desde os 15 anos mas nunca aprendi por partitura. Passei no vestibular de Mussicoterapia tocando essa peça sem que a banca PP recebesse que eu não olhava a partitura kk. Acreditam em vidas passadas? Pois é.......

Anônimo disse...

Estudei esta música no conservatório em MG. Sabia toca la divinamente. Parei meus estudos aos 16 anos, quase me formando. Há uns 6 anos, estava no lago do como, na Itália e a ficha caiu….. comecei a cantarola la. Uma emoção, uma alegria e uma dor muito estranha. . Foi uma catarse./. Nesta época, tinha 55 anos e ganhei um piano do meu marido. Mas ainda não consegui tira la no piano. Me deu um bloqueio. Como alguns disseram mais acima, é uma lembrança de uma coisa que não sei o que é. Mexe com meu emocional. Choro todas as vezes que a ouço. Qualquer hora vou estuda lá de novo